EDNA D'OLIVEIRA

A música é a minha vida

21 julho, 2006

Página online

Tem se destacado como um das mais importantes sopranos de sua geração. Dona de um timbre doce e cristalino, a cantora já se apresentou com sucesso em produções como as de Orfeo ed Eurydice (Glück), La Bohème e Gianni Schicchi (Puccini), L’Elisir d’Amore (Donizetti) e Porgy & Bess (Gershwin). Na Inglaterra participou de Master Class e festivais com a cantora Barbara Bonney, Opera Performance com os maestros Alex Imgram e Lionel Friend da English National Opera e Canto com Joy Mammon da Royal Academy of London. No Brasil é aluna do renomado barítono Carmo Barbosa. Na temporada de 2000, colheu aplausos de público e crítica como “Gilda”, (Rigoletto de Verdi) e como “Adele”(O Morcego de Johann Strauss II) ambos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; e como Bess(Gershwin), realizada pela OSESP, sob regência do maestro Roberto Minczuk, onde obteve estrondoso sucesso. Em 2001, a cantora interpretou Musetta na montagem de La Bohème, no V Festival Amazonas de Ópera, e cantou também a Grande Missa em Dó Menor KV 427, de Mozart, realizada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do Mto. Roberto Minczuck; no Teatro São Pedro, em São Paulo na montagem de L´Oca Del Cairo e O Empresário ambas de Mozart e além disso participou da produção do espetáculo Barroco!, no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ e SP -, entre vários outros concertos e recitais. Na temporada de 2002, Edna apresentou-se no espetáculo concebido e apresentado por Marcelo Tas, ZAP, o resumo da ópera e na antológica encenação dirigida por Aidan Lang para As Valquírias (Wagner), no VI Festival Amazonas de Ópera. Durante o ano de 2002, apresentou-se na aclamada montagem de João e Maria (Hänsel und Gretel, de Humperdink), no Teatro Municipal de São Paulo. Apresentou-se, ainda como “Micaëla”, na Carmen (Bizet), no Teatro Amazonas, em Manaus, a Nona Sinfonia(Beethoven), em Curitiba, e, por fim em concerto realizado na Sala São Paulo, com a bela Prayers of Kierkegaard, de Samuel Barber, regida pelo maestro John Neschling. Na temporada de 2003, no Teatro Municipal de São Paulo, protagonizou Elena na ópera IL Capello de Palha de Firenze, de Nino Rota, na qual foi muito elogiada por críticos e revistas espanholas; foi Hortência na ópera Anjo Negro, de J.G. Ripper, baseada na peça de Nelson Rodrigues. No Teatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretou com enorme sucesso a personagem Gilda de Rigolleto, consolidando-se como uma das mais belas e competentes interprete desse personagem e participou junto a Osquestra Sinfônica Brasileira do Requiem de Mozart ,sob regência do maestro Yeruham Scharovsky. Atualmente a cantora foi agraciada com uma bolsa de estudos das escolas CEL LEP.

http://hometown.aol.com/ednadolga/

Operas

.Rigoletto .La Boheme

.Die Fliedermaus .Carmen .Fausto .Die Zauberflute .L'Elisir d'Amore .Norma .I Capuletti e i Montecchi .Der Rosenkavalier

Oratorio

.Messiah .The Criation .Elias .St.Matthew Passion .Faure's Requiem .Sanson (Haendel) .Vesperea Solennes de Confessore .Stabat Mater (Rossini) .Gloria (Vivaldi)