EDNA D'OLIVEIRA

A música é a minha vida

22 julho, 2006

TEMPORADA DE ÓPERAS EM MANAUS

A capital do Amazonas reserva encantos singulares, como sua Natureza exuberante, passeios pelos igarapés, Rio Negro, pescarias, safaris fotográficos e outros. Mas, de 22 de abril a 23 de maio, a grande estrela de Manaus deixará de ser a Natureza para dar espaço à música, quando acontecerá o 5º Festival Amazonas de Ópera, que terá sua estréia no Anfiteatro da Ponta Negra, ao ar livre, e depois ocupará o Teatro Amazonas e também o novo Teatro da Instalação, espaço construído em um prédio histórico de 1852.

Este ano, o festival tem em seu programa quatro óperas (duas delas montagens inéditas) e três concertos. Como também a presença de sua Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas, criada em 1997, junto com o primeiro festival, Corpo de Dança do Amazonas, a Orquestra Jovem da Floresta Amazônica, a Orquestra Popular Amazonas Band e o Coral Mirim. Detalhe: a maioria dos músicos da Amazonas Filarmônica veio da Europa Oriental, principalmente da Bielo-Rússia. Sob direção geral de Inês Lima Daou e artística de Luiz Fernando Malheiro, cerca de 50 cantores protagonistas, apenas um é estrangeiro, o tenor convidado David Miller, vão brindar o público com homenagens a Verdi (centenário de morte), a Bellini (duzentos anos do nascimento), e com as as quatro óperas: La Bohme (de Puccini); A Ópera dos Três Vinténs (de Kurt Weill/Bertolt Brecht); A Flauta Mágica (de Mozart); Manon (de Jules Massenet).

Entre os cantores convidados, estão Rosana Lamosa, Ruth Staerke e Edna d'Oliveira (sopranos), Paulo Szot, Ígor Vieira e Sandro Christopher (barítonos) e Pepes do Valle (baixo).