EDNA D'OLIVEIRA

A música é a minha vida

14 agosto, 2006

Recital de árias e canções de ópera

“São verdadeiros presentes que nós, recebendo dos organizadores do Festival de Ópera”. Foi assim que o médico Paulo Toscano descreveu o recital 'Canções e Árias de Óperas', ocorrido na noite desta segunda-feira (7), dentro da programação do V Festival de Ópera do Theatro da Paz, organizado pela Secult.

Os cantores Edna D’Oliveira (soprano), José Gallisa (baixo) e Edinéia de Oliveira (mezzo-soprano), acompanhados da pianista Ana Maria Adade dividiram o palco e emocionaram o público em pouco mais de uma hora de espetáculo.

Para a professora de piano Lenora Brito, o público foi premiado com o recital. “Eles atenderam o convite para a programação e mostraram que o artista deve estar sempre pronto para os desafios. Os artistas dessa noite nos deram esse testemunho”.

O dueto In der Nacht, de Schumann, feito pelas irmãs Edna e Ednéia Oliveira, emocionou o público que compareceu ao Theatro da Paz, assim como a interpretação apaixonada de Sommertime, da ópera Porgy and Bess, de Gerswhin, que terminou com um beijo do casal Edna e José Gallisa. No programa do recital também foram lembrados compositores como Richard Strauss, Franz Schubert, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Rossini, entre outros.

A mezzo-soprano Ednéia Oliveira foi só elogios para o público paraense. “Com certeza tenho uma dívida de amor com eles, nem na nossa própria casa a gente é tão bem aceito desse jeito. É o público mais maravilhoso que já conheci na minha vida”, confessou emocionada, depois de ter sido aplaudida efusivamente no encerramento do recital.

Edna Oliveira, soprano, compartilha da mesma opinião da irmã.“É a primeira vez que estou fazendo um recital com a Ednéia aqui.É tão gostoso que você fica até com medo, porque o público é tão bom, tão carinhoso. Eles merecem o melhor. E acho temos obrigação de oferecer isso para aqueles que realmente curtem a boa música”, conclui Edna Oliveira.

A programação do V Festival de Ópera do Theatro da Paz continua nesta terça-feira (8), com a última récita da ópera 'Iara', de Gama Malcher, que abriu a temporada 2006. No próximo sábado (12), o Theatro da Paz receberá as cantoras paraenses Alpha de Oliveira, Carmen Monarcha, Dione Colares, Márcia Aliverti, Patrícia Oliveira e a brasiliense Lyz Nardoto na Gala Lírica 'O Feminino em Mozart', acompanhadas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.